quarta-feira, 20 de junho de 2012

Comentário de Claudio Gomes sobre SAÚDE

Filantrópico ou Filantropia.
É uma ação inerente a ação voluntária, gratuita, beneficente e assistencial desenvolvida por altruismo, responsabilidade social, solidariedade, fraternidade e amor ao próximo.
Que se agrega à assistencia social (atendimento independente de contribuição aos que dela necessitam, baseado no protagonismo e na busca do provimento dos minimos sociais e a autonomia e procurando universalizar os direitos sociais e tornar o indivíduo alcançavel pelas demais Políticas Sociais Setoriais) e que difere da caridade (porque esta é por compaixão) e do assistencialismo (porque este é para mero provimento imediatista que se justifica apenas nas questões conjunturais contingenciais).
Explicado o significado de Filantrópico.
Então, não me venham dizer que foi um simples político local, que no momento almeja algo a mais no futuro, quem conseguiu reabrir o Hospital de Igaracy.
Isso, foi trabalho de um grupo que lutava por melhorias na Saúde e no atendimento a população.
Já tem gente dizendo por aí, que só, conseguiu reabrir o Hospital.
É preciso saber o que de verdade aconteceu para não sermos novamente, enganados.
O problema do cidadão comum e menos favorecido, é justamente este, a falta de informação e ao mesmo tempo, comprometimento, com a mesma.
É muito fácil bancar o herói neste momento quando se tem o objetivo de chegar ao poder, ou melhor, de continuar no poder.
Talvez, amanhã ou depois, venham dizer que eu estou atacando determinado político, o que não é verdade.
Eu simplesmente estou contestando a atual administração, no sentido de organização e compromentimento com a população.
Não preciso aqui, citar novamente as coisas erradas que presenciei quando estive no início do ano, em Igaracy.
Muitos vão dizer o que eu tenho haver com Igaracy, afinal, nem moro na cidade.
Verdade.
Mas, não é preciso residir em determinado local, para enxergar os problemas existentes.
Basta ter discernimento pra saber o que acontece de verdade.
Seria bom se todos tivessem acesso as reais informações e o que leva um político a tirar proveito de determinada situação e, assim fazer o cidadão comum, acreditar em tudo que eles dizem.
Cidadãos de Igaracy, estamos em ano eleitoral, saibam avaliar cada um dos candidatos.
Não pelo fato de um ou outro ajudar um parente seu na hora da doença, porque isso, não é um favor que ele faz, e sim, obrigação de qualquer um que esteja no poder.
Não digam que um determinado político doa um medicamento e assim, se faz de bom moço.
Uma das obrigações das Administrações Públicas, é ceder grátis, medicamentos para a população que não tem condições de adquiri-los pelo SUS.
Nenhum político tira dinheiro do próprio bolso para fazer doação de medicamentos.
Então, quando alguém falar pra você que foi esse ou aquele político quem doou um medicamento pra você ou pra sua família, isso é mentira, pois isso, já está incluído na verba da Saúde.
A não ser, que tenha algum político Santo, tirando do seu próprio bolso para comprar mantimentos, medicamentos e seja o que for, para doar a população.
Mas, em alguns lugares, pode se esperar de tudo.
Afinal, estamos em ano de eleição e, daqui pra frente, o que mais vai aparecer, seja em Igaracy ou em qualquer outro lugar, é político Santo e querendo bancar o Herói, se apossando de idéias que foram criadas apartir de um grupo.
E, quando alguém deixa esse grupo e decidi lutar só, a parte de contribuição deste para melhorias na cidade, é descartada e esquecida.
Mas, temos esperanças que um dia as coisas irão mudar.
Tudo tem uma razão de ser.
E, eu quero acreditar que a nossa luta, não será em vão. 
Claudio Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário